iG e Google juntos

Posted by Breno Ricardo | | Posted on 09:31

O iG e o Google viraram parceiros. O acordo entre as empresas, anunciado nesta sexta-feira, dia 9, é o primeiro dessa abrangência feito pelo buscador norte-americano no País. O provedor brasileiro passa a utilizar a plataforma tecnológica do Google e terá o direito de explorar, no País, alguns serviços do buscador. “O Google vai nos aportar tecnologia no estado da arte”, diz Caio Túlio Costa, presidente do Internet Group, que é ligado à operadora de telefonia Brasil Telecom. O acordo é extensivo aos outros portais da companhia, iBest e BrTurbo. Juntas, as empresas reúnem oito milhões de usuários de internet. Os primeiros passos do acordo vão ficar visíveis em cerca três meses, quando os usuários do email do iG passarem a operar sobre a plataforma do Gmail. A tecnologia de personalização de home page do buscador também será adotada na mesma época pelo provedor. A ferramenta de buscas, é óbvio, também será a do Google, assim como o sistema de links patrocinados. O contrato com o Yahoo! para a exploração de publicidade já foi desfeito. Também já está definido que os celulares da Brasil Telecom terão acesso a uma versão especial do Orkut. Costa diz que a marca dos portais prevalecerá sobre todas as operações realizadas em conjunto – os clientes do iG, por exemplo, continuarão com o email com terminação @ig.com.br. O iG também terá o direito de distribuir o software Picasa, de edição de imagens. O acordo prevê o compartilhamento de receitas publicitárias obtidas com o sistema de links patrocinados. Mas as partes não revelaram se há algum outro tipo de remuneração envolvida, nem durante quanto tempo durará a exclusividade do iG na parceria – o Google poderá manter acordos de links patrocinados com outras empresas, mas apenas o iG poderá explorar seus serviços no País. “Para nós, trata-se de uma oportunidade que permite alcançar milhões de internautas de uma só vez”, diz Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google no País. O executivo afirma que, após esse período de exclusividade, outros portais e provedores poderão estabelecer alianças semelhantes com a empresa. “Nosso interesse é oferecer uma experiência melhor aos usuários, que assim não precisam deixar o portal para realizar buscas”, completa.

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