Art Nouveau

Posted by Breno Ricardo | | Posted on 23:39


Do francês arte nova, foi um estilo estético, que influenciou o mundo das artes plásticas, arquitetura e design. Foi o primeiro movimento orientado exclusivamente para o design. Por isso seu estilo é marcado, pela decoração elaborada e superficial e pelas formas curvilíneas ou sinuosas.

O Art Nouveau é importante para o artista gráfico por causa do estilo que fixa para a página impressa; por sua influência na criação de formatos de letras e de marcas comerciais; por sua criação e primeiro desenvolvimento dos modernos posters.

Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX. Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).

O nome surgiu de uma loja parisiense (capital internacional do movimento), chamada justamente Art nouveau e que vendia mobiliário seguindo o estilo.

Caracteriza-se pelas formas orgânicas, escapismo para a natureza, valorização do trabalho artesanal, entre outros. O movimento simbolista também influenciou o art nouveau. Entre seus expoentes estão pintores como Toulouse-Lautrec, Gustav Klimt, arquitetos como Victor Horta, Henri Van de Velde, Hector Guimard, Charles Rennie Mackintosh, Otto Wagner e Antoní Gaudí.

Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Jugendstil na Alemanha; Flower art na Inglaterra, "Modern Style" na França, "Liberty" ou stilo "Floreale" na Itália.

No Brasil, teve fundamental participação na divulgação e realização da art nouveau o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Um dos maiores nomes desse estilo no Brasil é o artísta e designer Eliseu Visconti.
Era rejeitado pelos designers da Bauhaus e do Estilo Internacional, pois consideravam um exagero gráfico que nega os princípios básicos do design contemporâneo. Porém a decoração é uma influência persistente na comunicação visual e no design gráfico.






Comments (0)

visitas