Rede nacional pública de TV estréia em 2 de dezembro

Posted by Breno Ricardo | | Posted on 15:36

A futura rede nacional pública de TV estreará no dia 2 de dezembro, mesma data do início das transmissões do sistema de TV digital no país. Seus modelos de gestão e financiamento serão apresentados pelo governo em até 15 dias e deverá ter recursos fixos de três fundos. O anúncio foi feito ontem em Brasília, pelo ministro da Comunicação Social, Franklin Martins, na abertura do 1º Forum Nacional de TVs Públicas. De acordo com ele, há a necessidade de uma fonte de financiamento fixa para rede para evitar a dependência apenas de recursos orçamentários.

O governo estuda criar dois fundos, além de parcela de outros constitucionais que já existem. Um dos novos fundos será destinado à modernização de equipamentos da TV nacional, que deve nascer da junção da Radiobras e da TVE, e das emissoras estaduais que integrem a rede pública e assumam compromisso de ter o mesmo modelo de gestão. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) deve financiar esse fundo.

Um segundo fundo seria usado para financiar de "quatro a cinco horas diárias" de produção independentes. Recursos viriam de programa que já existe no Ministério da Cultura. O terceiro ainda está em discussão no governo.

Comments (0)

visitas