Publicidade e a Coca-Cola

Posted by Breno Ricardo | | Posted on 00:47

A publicidade da Coca-Cola tem tido um impacto significativo na cultura norte-americana, e é freqüentemente creditada à bebida a "invenção" da imagem moderna do Papai Noel como um homem velho em roupas Vermelhas e Brancas; apesar disso, a companhia começou a promover esta imagem na década de 1930 nas suas campanhas de inverno, mas usar esta imagem já era comum antes disso. Na década de 1970, uma canção de um comercial da Coca-Cola chamado "I'd Like to Teach the World to Sing (eu gostaria de ensinar o mundo a cantar)", produzida por Billy Davis, tornou-se uma música popular de sucesso, mas não há evidências que ajudou a aumentar de fato as vendas do produto.Os Jogos Olímpicos de Verão de 1996 foram em Atlanta, e como resultado, a Coca-Cola recebeu publicidade gratuita. A Coca-Cola também foi a primeira patrocinadora do Jogos Olímpicos, nos jogos de 1928 em Amsterdã.Trem na Alemanha completamente anunciado pela Coca-ColaDurante a década de 1980, a Pepsi-Cola realizou uma série de anúncios televisivos mostrando pessoas que participaram em testes de gosto na qual expressaram sua preferência pela Pepsi à Coca. A Coca-Cola também exibiu anúncios para combater os da Pepsi num incidente às vezes chamado de "a guerra da cola". Um dos anúncios da Coca comparou o então chamado "desafio Pepsi" a dois chimpanzés decidindo que bola de tênis tinha mais tecido. Após isso, a Coca-Cola manteve sua liderança no mercado.Numa tentativa de aumentar seu portfólio, a Coca-Cola comprou a Columbia Pictures em 1982. A Columbia ofereceu publicidade para produtos da Coca em seus filmes enquanto esteve sob comando da empresa, mas depois de alguns sucessos, a Columbia começou a ir mal nas finanças, e foi largada pela companhia em 1989.A Coca-Cola passou por vários slogans em seus anúncios na sua longa história, incluindo "A pausa que refresca", "Gostaria de comprar uma Coca para o mundo", "Isso é que é", "Coca-Cola dá mais vida a tudo...", "Tudo vai melhor com Coca-Cola", "Emoção pra valer", além das mais recentes: "Essa é a real", "Tudo de vibe" e a última lançada "Viva o que é bom.". Tambem é sobejamente conhecida a frase "Sempre Coca-Cola", assim como, em Portugal, o famoso slogan criado pelo poeta Fernando Pessoa : "Primeiro estranha-se, depois entranha-se!"

Desde o início da Coca-Cola os anúncios já faziam parte da estratégia de venda. Nesta foto, um anúncio do ano de 1900.

Comments (0)

visitas